O MORANGUEIRO II plantas e plantações

Morangueiros enraizados em vaso

  
A planta de morangueiro, é originária dos estolhos de plantas mãe,  que são criadas em viveiros em altitudes preferencialmente superiores a 800 metros e onde haja temperaturas de Outono baixas que favorecem a emissão de ramos florais após o transplante, assim se poderão obter melhores produções e frutos de melhor qualidade e tamanho.

A planta originária dos viveiros em altitude apresenta-se com coroa e raízes em hibernação,  sem folhas ou com algumas sem vida e pode inclusive ser conservada durante alguns meses em câmaras frigoríficas a temperaturas à volta de 0 graus Celsius.
Esta planta pode ser plantada directamente na terra, apenas com um corte das raizes e uma limpeza de algumas folhas residuais, mas esse processo atrasa o desenvolvimento e pode também levar à perda de muitas plantas, se as condições de cultivo não forem muito boas.



Morangueiro com haste floral
Para um melhor aproveitamento das plantas e uma maior precocidade na produção,  alguns viveiros começaram a apresentar plantas de morangueiro já enraizadas em tabuleiros ou em vasos. Estas plantas passam alguns meses no viveiro e quando chegam ao local de plantação já têm raízes desenvolvidas e nalguns casos já com haste floral, podem por isso começar imediatamente a crescer e em pouco tempo teremos frutos para poder colher.








Alguns conselhos para o cultivo do morangueiro, em pequenas hortas, no solo ou em substrato, sacos ou vasos.

Plantação  no solo :

Devem ser abertas umas pequenas valas, onde será incorporado o estrume ou o humus resultante de compostagem, deverá ser também junto alguma pouca quantidade de
adubo de fundo, aqueles que querem produzir de forma mais ecologica e não querem usar adubos de sintese poderão utilizar adubos orgânicos utilizados em agricultura biológica.

Após esta incorporação de matéria organica que deverá ser coberta com a terra anteriormente retirada, deverá ser feito um cambalhão, ou seja, o solo deverá ser elevado a uma altura de 30 a 40 cm e coberto com um filme de plástico  preto que servirá para além de manter a humidade, evitar o crescimento de ervas daninhas e também proteger os frutos do contacto com o terreno. A altura do cambalhão deve ser a indicada, para permitir aos frutos ficarem pendurados e não chegarem ao solo, facilitará também a colheita dos morangos.

O plástico para os mais acérrimos defensores da não proliferação deste material poderá ser substituído por palha, tomando em consideração que os niveis de humidade do solo ou até a chuva podem deteriorar a palha e esta ter um efeito contrário ao desejado.
No cambalhão coberto com o filme plástico devem ser abertos furos de 5 a 6 cm de diâmetro espaçados entre eles de 25 a 40 cm em linhas pares.
Ao plantar deve-se enterrar todo o bolbo de turfa com raizes sem enterrar o colo da planta.

Plantação em substrato :

Na agricultura moderna, usa-se cada vez mais o cultivo em substratos com adição de nutrição vegetal através de fertirrigacão, o que mais não é que utilizar um meio mais ou menos inerte e aplicação de adubos solúveis na água de rega.
Os substratos podem  ser compostos simples ou misturas  de turfa, fibra de côco, casca de pinheiro, lã  de rocha, ou até argila expandida, conter alguma quantidade de areia e ou matéria orgânica. Estes meios de cultivo, são utilizados para evitar problemas de solos com muita utilização, caso frequente nas estufas.
Os substratos podem também ser utilizados em casa,  para plantação  em vasos ou em sacos de cultivo,  utilizando nesse caso  compostos de turfa e materia orgânica, já com adubos incorporados que permitem o arranque da planta, dependendo do substrato até ao início da produção dos frutos, a partir daí aconselha-se a utilização de algum adubo solúvel ou de adubo sólido, para permitir a continuação saudável da planta e a produção de mais frutos.
Para a plantação em vasos, em floreiras ou em hortas verticais, estes devem ter uma dimensão adequada à produção do morangueiro, tendo em conta as distâncias aconselhadas para o solo de 25 a 40 cm,  devem ser cheios com substrato novo, que se pode comprar nalgumas grandes superfícies, em gardens ou em lojas especializadas.

Atenção- nunca utilizar substratos velhos ou provenientes de vasos anteriormente usados, porque estes já não contêm nutrientes suficientes para a planta do morangueiro e podem também conter elementos patogénicos, principalmente fungos que podem contaminar a planta e levar à sua morte, são  especialmente perigosos para o morangueiro as espécies pythium,  phytophthora e rhizoctonia, que podem existir em raizes de plantas mortas, nomeadamente flores.

Saco de cultivo
 Os sacos de cultivo, são compostos de turfa e matéria orgânica embalados em sacos de tipo travesseiro, onde se podem plantar morangueiros assim como outras plantas, estando geralmente preparados para a produção até ao final da vida útil da planta. Têm dimensões entre 40 a 80 cm de comprimento e estão pré-perfurados nos locais onde se devem colocar as plantas.

 
Pormenor de rega por pipeta em saco de cultivo

Idealmente deve ser colocado no saco, um sistema de rega gota a gota com pipeta de forma a localizar a água junto às raízes das plantas. Depois de plantados os morangueiros, deve-se colocar o saco a uma altura mínima de  30 a 40 cm.






A seguir, cuidados a ter no cultivo e problemas do morangueiro.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MORANGUEIRO I