O MORANGUEIRO I


Fragaria x ananasa , nome botânico da espécie de morangueiro que mais se cultiva, é uma planta que se pode produzir facilmente em casa devido à sua grande capacidade de adaptação a qualquer substrato, quer no solo, em hortas elevadas ou mesmo em vasos.
Existem outras espécies do género fragaria como por exemplo o morangueiro silvestre europeu, fragaria vesca que se pode encontrar nos campos em estado selvagem, principalmente na mata Atlântica europeia, em Portugal principalmente no centro e norte do país, existem também algumas variedades cultivadas desta especie.


Morangos San Andreas em horta elevada


O morangueiro, fragaria x ananasa tem dois grandes grupos de variedades:

-As variedades de dias curtos, que concentram mais a produção embora possam ser bastante produtivos, a principal variedade deste tipo é o Camarosa, variedade de frutos grandes, bastante firmes de bom sabor com alguma acidez. Estas variedades devem ser plantadas durante o Outono e frutificam no final do Inverno e na Primavera, após um período de dormência invernal,  terminando a sua produção com o aumento das temperaturas e do número de horas de sol, deixando então de emitir ramos florais e começando a emitir estolhos que são a sua forma de reprodução assexuada. Este tipo de variedades são mais interessantes para produção profissional, pela sua concentração e quantidade.

-As variedades de dias neutros ou remontantes, produzem de forma equilibrada durante mais tempo e algumas mais recentes são bastante produtivas com frutos grandes de excelente qualidade, firmes e muito doces, exemplo as variedade San Andreas, Albion, Diamante. Estas variedades não reagem da mesma forma ao aumento da temperatura e das horas do dia, produzindo ramos florais ao longo de quase todo o ano, por esse motivo são bastante interessantes para a produção caseira e para consumo próprio,  pois permitem usufruir deste maravilhoso fruto durante muito mais tempo e sem desperdícios por sobrematuracão dos mesmos. Estas variedades por não concentrarem a floração e não teagirem aos dias longos, podem ser plantadas desde o final do Outono, até ao final da Primavera, sendo aconselhada a sua plantação entre os meses de Dezembro e Maio.

Nos posts seguintes, iremos falar das plantas de morangueiro, da forma de plantação , de algumas técnicas de produção e também das doenças  e pragas mais frequentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O MORANGUEIRO II plantas e plantações